quarta-feira, 6 de junho de 2012

O que é o casamento?


 1) Instituição estabelecida por Deus, é parte de seu plano de vida para a humanidade.
Deus já sabia que o homem precisava de uma ajudadora com características diferentes.  
(Gn: 1:26-28 / 2:18 / 2:21-23)

Obs: Homem e mulher (Macho e Fêmea) com diferenças mentais, espirituais, emocionais e físicas que se completam, devem resplandecer a imagem do Criador enquanto viverem.

Por isso quem se casa alcança o favor do Senhor (Pv 18:22)

Deus quis que o homem e a mulher se unissem em matrimônio, para que cada um pudesse dar ao outro aquilo que falta.
- Deve ser no civil para cumprir a leis do nosso país, e no religioso para ter a benção do Senhor.
- É um contrato moralmente obrigatório enquanto os cônjuges viverem e quebrá-lo é uma violação do plano Divino: o que Deus uniu não separe o homem (Mc 10:6-9)

Exemplo: No primeiro ano de casamento encontramos muitas dificuldades de adaptação, mas Deus já havia dito que éramos diferentes, então o que devemos esperar?(harmonia ou desavença)

Qual é o fundamento maior no Casamento?

 2) Deus
. O casamento deve ser baseado na fé e na confiança Nele. Quando o casal tem Deus como Senhor de suas vidas e o busca, Deus dá forças, orientação e principalmente amor para sustentar o relacionamento conjugal e familiar.

O que é a aliança no Casamento?

3) É um compromisso bilateral, indissolúvel, irrevogável e válido até a morte.
No dicionário: ato ou efeito de aliar, ajuste, acordo, pacto. União por casamento. Anel simbólico de noivado ou casamento.Cada um dos pactos, que segundo as Escrituras, Deus fez com os homens.
       Tem o sentido de união, na qual se pode pensar em dois elos que serão fundidos para se tornarem um círculo muito forte, de grande valor e muito resistente. É simbolizada por um anel de ouro, o metal mais nobre, que resiste a grandes pressões.

Para que a aliança entre os elos não se rompa, há necessidade de um cordão extra, extremamente forte, em que os elos se apóiam para resistirem aos diferentes fatores externos.

Há uma fusão entre dois seres em um todo que não se rompe, pois esta é a vontade de Deus: que sejam UM.  (Ecl 4:12b) Deus é o terceiro cordão que complementa e sustenta o casamento.

Qual o compromisso no casamento?

4)  Compromisso consigo mesmo ( estar a disposição para acertos ), compromisso com outro ( se doar ) e compromisso com Deus ( o mais importante ). O casal só é abençoado quando a união é formada por três pessoas: o marido a esposa e Deus

O que nutre o compromisso firmado no casamento?

5) É o amor e amar é: saber perdoar e pedir perdão, ouvir e ser ouvido, ter e dar prazer físico e emocional, confortar e ser confortado e caminhar de mãos dadas juntos por toda a vida.

Vale a pena porque o amor é excelente. O amor leva sempre a um compromisso de buscar a felicidade do outro. Só é uma benção e dá frutos de paz, tranqüilidade e segurança sob a unção de Deus. Para ser uma só carne o casal deve andar em concordância em todas as direções que tomar. Deus não vê mais duas pessoas. Acordo que dizer harmonia, concordância de idéias e sentimentos, combinação, ajuste, pacto. Amós 3:3
Qual é a importância do casamento?

6) Função de complementar e satisfazer as necessidades básicas do casal que em união nas orações está coberto pelas promessas de Deus.

Jesus deu muita importância ao casamento, pois, já começou seu primeiro milagre em um casamento.Ele escolheu um casamento em concordância com a vontade de Deus.
A tendência do mundo atual é omitir ou mesmo ignorar tais fundamentos, o que contribui para a solidão das pessoas.
Fatores como o individualismo e estilo de vida pessoal, são resultados de pressões diárias, pois o papel da família nos dias de hoje tem sido modificado pela supremacia do “ter” em detrimento do “ser” o que leva ao consumismo.

Que Deus os abençoe poderosamente!





Nenhum comentário:

Postar um comentário