quarta-feira, 2 de março de 2011

Calor e santidade

Isaías 43:1-13

…quando passares pelo fogo, não te queimarás… —Isaías 43:2

Levítico 17–18
Mateus 27:27-50

Por que está demorando tanto para secar meus cabelos? questionei. Como sempre, estava com pressa, e não queria sair no vento frio com cabelos molhados. Então percebi o problema. Eu tinha mudado a regulagem do secador de cabelos para “morno” em vez de “quente” para atender as preferências de minha sobrinha.

Muitas vezes, eu gostaria de poder controlar as condições da vida com a mesma facilidade que posso mudar a regulagem do meu secador de cabelos. Eu escolheria uma regulagem confortável — não muito quente, nem muito fria. Certamente não escolheria o calor da adversidade ou o fogo da aflição. Mas no reino espiritual, o morno não resolve, não é suficiente. Somos chamados à santidade, e santidade geralmente envolve calor. Ser santo significa ser separado para Deus — separado de qualquer coisa suja ou impura. Para nos refinar e purificar, Deus às vezes usa a fornalha da aflição. O profeta Isaías disse: “…quando passares pelo fogo, não te queimarás…” (Isaías 43:2); ele não disse se passares. E o apóstolo Pedro afirma que não deveríamos nos surpreender com as provações (1 Pedro 4:12).

Nenhum de nós sabe quando seremos chamados para andar pelo fogo ou qual será o calor da fornalha. No entanto, sabemos que o propósito de Deus para as chamas é a nossa purificação, não para nos destruir.
A única maneira de Deus apressar a santidade é aumentando o calor.


Deus realmente tem uma palavra especial para nós dia após dia. Ao meu ver as provações não são boas, olhando com meus olhos carnais é muito dificil. Mas aos olhos espirituais, as provações como fala o devocional, o calor gera santidade. “Os olhos do Espírito só começam a ser penetrantes quando os da carne principiam a enfraquecer” (Platão). E esse fogo ajuda a enfraquecer os olhos da carne.

Deus nos mostra a dimensão do Seu amor e cuidado…e faz a promessa de trazer de “volta” os filhos que estão longe…promessa maravilhosa para minha vida. Resposta de um clamor e de muitas lágrimas derramadas pela incerteza da volta dos seus filhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário